Voltar
Alunos da EMEI João Paulo II recebem atividades voltados para a Nutrição
Quinta - Feira, 28 de Setembro de 2017
Responsive image
Nos meses de agosto e setembro de 2017, a estagiária do curso de Nutrição, Fernanda Copatti, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) campus Palmeira das Missões, realizou atividades previstas no estágio curricular em Frederico Westphalen. As atividades foram realizadas na Escola de Educação Infantil João Paulo II, com a supervisão da nutricionista da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Pâmela Capelari, e com a orientação da docente da UFSM, Greisse Vieiro da Silva Leal.

A acadêmica realizou atividades em relacionadas às “Boas Práticas de Manipulação de Alimentos”, na cozinha da unidade escolar e as atividades foram voltadas com a finalidade de garantir a inocuidade, a qualidade nutricional dos alimentos, o controle, e prevenção dos riscos à saúde. Além disso, foram desenvolvidas atividades lúdicas, por meio da contação da história “O menino que não comia legumes” e com legumes e verduras de verdade, que visava estimular quatro sentidos - tato, olfato, visão e paladar.

Para informar a comunidade escolar sobre os grupos alimentares, a foi elaborado um mural educativo com a turma do Pré A-1 intitulado “Meu pratinho colorido”, que foi fixado no refeitório da escola. O objetivo era abordar os diversos aspectos da alimentação: a importância das cores no prato, grupos alimentares, alimentos que devem ter seu consumo diminuído, dentre outros. A outra atividade desenvolvida com as crianças, foi a confecção de um painel intitulado de “saladômetro” para contabilizar o consumo das saladas servidas durante o almoço e então elaborada uma mini-horta com as crianças.

Os cuidados com o que as crianças se alimentam é fundamental, já que é durante este período que o aluno se desenvolve, cresce e começa a descobrir novos hábitos alimentares, influenciados tanto pelos pais, quanto pelo convívio com outras crianças e adultos.
Fonte: Ascom
FOTOS