Voltar
Administração Municipal de FW e Corsan se reúnem para discutir projeto do esgotamento sanitário
Terça - Feira, 16 de Abril de 2024
Equipe de engenheiros contratados pela companhia esteve em Frederico Westphalen na semana passada vistoriando locais para definir o terreno onde será construída a estação de tratamento de esgoto.
Responsive image
Representantes da Administração Municipal de Frederico Westphalen participaram, na sexta-feira (12), de uma reunião com a Corsan para discutir a retomada do projeto de esgotamento sanitário no município. O encontro também teve a participação de uma equipe de engenheiros contratada pela companhia para executar as obras do sistema de tratamento de esgoto na cidade.

Parte das atividades aconteceu na sede da Corsan em FW, onde a viabilidade de um projeto já existente para o esgotamento no município foi discutida. Depois, representantes da administração municipal, da companhia e a equipe de engenheiros foram vistoriar os locais originalmente previstos para a instalação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

Segundo a Corsan, é necessário pelo menos um hectare de área para a construção da ETE. A estrutura será responsável por receber e tratar o esgoto produzido na cidade, até que o produto final esteja em conformidade com os padrões da legislação ambiental para retornar à natureza.

Projeto do esgotamento sanitário deve ser apresentado no segundo semestre
Após a avaliação do projeto existente, a equipe de engenheiros contratada pela Corsan e a própria companhia irão avaliar quais alterações devem ser feitas na proposta original. Uma das mudanças deve ser no local da ETE, já que análise prévia feita pelos engenheiros identificou que o terreno adquirido pela Prefeitura de FW em 2014 não atende ao perfil exigido para comportar a estação.

Assim que o estudo técnico for concluído, um novo projeto será elaborado. A estimativa da Corsan é apresentar esse projeto à prefeitura no segundo semestre deste ano. Segundo a companhia, as obras devem iniciar a partir de 2025.

Conforme a Corsan, serão necessários investimentos na ordem de R$ 106 milhões para a implantação do sistema de esgotamento sanitário. O município já possui 4,5 quilômetros de canalização assentada, 233 ramais prediais para a ligação com os imóveis e 74 poços de visita (estruturas por onde as equipes de manutenção têm acesso à canalização) disponíveis.

A construção do sistema de tratamento de esgoto está ligada à universalização do saneamento básico previsto pelo Marco Legal do Saneamento, estabelecido por lei federal. Até 2033, 99% da população deverá ter acesso à água potável e 90%, à coleta e ao tratamento de esgoto. 

A Administração Municipal de FW salienta que o tratamento de esgoto é responsabilidade da Corsan, cabendo ao município fazer as ponderações, cobranças e exigir da companhia o cronograma de execução para o cumprimento do Marco do Saneamento.
Fonte: João Victor Cassol/Ascom
FOTOS