Voltar
Aberto o prazo para a entrega da Declaração Anual de Rebanho ao Governo do Estado
Segunda - Feira, 15 de Abril de 2024
Produtores rurais do município podem realizar o recadastramento dos animais até o dia 14 de junho. Caso o documento não seja entregue no prazo, proprietários poderão sofrer multas.
Responsive image
Está aberto o prazo para a Declaração Anual de Rebanho ao Governo do Estado. O recadastramento dos animais iniciou nesta segunda-feira (15) e pode ser realizado até o dia 14 de junho. Os principais rebanhos que devem ser declarados são de bovinos, suínos, aves, equinos, ovinos, peixes, coelhos, ovelhas, caprinos, muares, búfalos e ratitas.

A Declaração Anual de Rebanho auxilia a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação a ter maior conhecimento sobre a infraestrutura, controles sanitários e saldos dos rebanhos nas propriedades rurais do estado, por meio de um retrato mais detalhado sobre a produção pecuária no Rio Grande do Sul.

Além disso, com informações mais sólidas, é possível que o Estado e o município sustentem com segurança os status sanitários já alcançados pela produção pecuária gaúcha. Os produtores rurais que não realizarem o recadastramento dos animais sofrerão multa por propriedade.


Formas de entrega

Pela Internet: O produtor pode fazer a Declaração Anual de Rebanho e os ajustes de saldo dos animais diretamente no SDA - Produtor online. Clique aqui para ser direcionado ao tutorial sobre como realizar o preenchimento.

Presencial: Caso prefira, também é possível entregar presencialmente os formulários em PDF já preenchidos ou informar verbalmente nas Inspetorias ou Escritórios de Defesa Agropecuária, com auxílio dos servidores da Seapi e assinando digitalmente com sua senha do Produtor Online. Clique aqui para acessar os formulários em PDF.
Fonte: Marina Oliveira /Ascom
FOTOS