Voltar
Administração Municipal de Frederico Westphalen decreta situação de emergência em razão das fortes chuvas
Terça - Feira, 19 de Março de 2024
Dados atualizados pela Secretaria da Assistência Social e Habitação indicam que ao menos 76 pessoas estão desalojadas.
Responsive image
Foi assinado e publicado no começo da tarde desta terça-feira (19) o decreto (027/2024) de situação de emergência em Frederico Westphalen, em razão das fortes chuvas que atingiram o município na noite de segunda-feira (18).

O documento tem validade de 180 dias, período no qual a Prefeitura de FW poderá executar ações emergenciais de assistência à população, entre as quais estão a aquisição de bens e serviços necessários para atender as demandas decorrentes do evento climático.

Atualização dos danos humanos e materiais
Durante a manhã desta terça-feira (19), equipes das secretarias e da Defesa Civil fizeram vistorias na área urbana e rural do município, levantando informações sobre os prejuízos decorrentes da enxurrada. 

Até o momento, 76 pessoas seguem desalojadas, abrigadas em residências de amigos e familiares. Conforme a Secretaria da Assistência Social e Habitação, o número de pessoas desabrigadas vem reduzindo e, até a atualização mais recente, cerca de 10 moradores estavam em locais provisórios, como casas alugadas e hotéis.

No entanto, as equipes da secretaria seguem realizando visitas às residências situadas nas áreas mais afetadas pelas fortes chuvas e novas atualizações sobre o número de pessoas atingidas podem ser divulgadas nas próximas horas.
Também durante a manhã de terça-feira (19), a Secretaria de Coordenação e Planejamento fez um mapeamento dos locais atingidos com mais intensidade pela enxurrada na área urbana: Sete localidades foram as mais afetadas:
  • Bairro Jardim Primavera
  • Bairro Aparecida (rua Caí)
  • Bairro Ipiranga (proximidades do entroncamento com a BR-386/158)
  • Bairro Barril (duas localidades às margens da rua Santo Cerutti)
  • Bairro Santo Antônio (proximidades do frigorífico)
  • Bairro Fátima (três localidades nas proximidades do aeroporto)
  • Centro (rua Campos Elíseos)
     
De posse dessas informações, a Administração Municipal agora trabalha no levantamento das principais demandas da população afetada nessas localidades. O objetivo é concentrar esforços para amparar os moradores mais prejudicados pela enxurrada.

Informações sobre doações
A Secretaria de Assistência Social e Habitação segue com a campanha para arrecadação de itens para doação aos moradores mais afetados. Os itens prioritários são colchões, cobertores e móveis, mas outros donativos podem ser entregues também.

O ponto de referência para entrega de doações é o Centro de Eventos do Parque Monsenhor Vitor Batistella. Pessoas que não podem fazer a entrega dos donativos direto no local podem contatar a secretaria pelo (55) 9 9993-6996 ou 3744-6943, que as equipes fazem a coleta dos materiais.
Fonte: João Victor Cassol/Ascom
FOTOS