Voltar
Administração Municipal anuncia pacote de ações para fortalecer o combate à dengue
Sexta - Feira, 01 de Março de 2024
Medidas incluem criação de canal para denúncias pelo WhatsApp, ampliação do horário de atendimento no Posto de Saúde Central e intensificação da fiscalização em terrenos baldios, dentre outras ações.
Responsive image
Para reforçar o combate à dengue em Frederico Westphalen, a Administração Municipal lançou uma série de iniciativas visando garantir a saúde da população. Ao todo, cinco medidas foram anunciadas e compreendem desde a intensificação da fiscalização em terrenos baldios até o lançamento de um canal para denúncias pelo WhatsApp. Veja abaixo as medidas:

Lançamento de WhatsApp para denúncias
A Secretaria da Saúde disponibilizou um canal para envio de denúncias sobre situações em que há suspeita de focos do mosquito Aedes aegypti via WhatsApp. Envie fotos e o endereço dos locais para que as equipes possam realizar a fiscalização. Para agilizar o trabalho dos agentes, evite enviar áudios. Salve o contato e envie sua denúncia para: (55) 99727-3218.

Intensificação da fiscalização em terrenos baldios
Para evitar a proliferação dos focos de mosquito da dengue, as equipes de combate a endemias vão reforçar a fiscalização em terrenos baldios nos quais há acúmulo de lixo, considerados pontos críticos para a proliferação do mosquito da dengue. Caso sejam constatadas irregularidades, os proprietários poderão ser autuados.

Aumento da equipe de agentes de combate a endemias
As equipes da Secretaria da Saúde estão realizando mutirões em toda a cidade. Por isso, um Projeto de Lei será enviado à Câmara de Vereadores para garantir a contratação de mais cinco agentes de combate a endemias, o que vai reforçar o trabalho de vistoria e fiscalização das denúncias.

Aplicação de inseticidas de longa duração dentro das residências
Na quinta-feira (29), a Secretaria da Saúde iniciou a aplicação de inseticidas por meio da técnica do BRI, a Borrifação Residual Intradomiciliar. Essa técnica consiste em aplicar o inseticida dentro das residências, em um cômodo da casa.
O inseticida permanecerá ativo no cômodo por um ano, causando a morte dos mosquitos que pousarem nas paredes do ambiente. O produto não faz mal para as pessoas e a aplicação só acontece com a permissão do proprietário da residência. Depois do serviço de borrifação, a orientação é não frequentar o ambiente por 60 minutos. 

Ampliação do horário de atendimento no Posto de Saúde Central
O horário de funcionamento no Posto de Saúde Central será ampliado para atender pacientes com suspeita de dengue. A ampliação vale a partir de terça-feira (5) e o posto ficará aberto até as 21 horas. A UPA e o hospital seguem com atendimento normal.

Dia D de combate a dengue é neste sábado (2). Foco das ações será o bairro Fátima
Acontece neste sábado (2) o Dia D de Mobilização Nacional contra a dengue. Em Frederico Westphalen, a Secretaria Municipal de Saúde concentra ações no Bairro Fátima.

A ação envolverá os agentes de combate a endemias, agentes comunitários de saúde, demais profissionais da Secretaria de Saúde, voluntários representantes das entidades que compõem o Conselho Municipal de Saúde e a comunidade em geral que tenha disponibilidade para participar.

O ponto de encontro será em frente à Capela do Bairro Fátima, a partir das 8h30min. As equipes serão organizadas e haverá distribuição dos materiais necessários para desenvolvimento dos trabalhos.
Fonte: João Victor Cassol/Ascom
FOTOS