Voltar
FW realiza a primeira formação do Programa Geração Consciente
Quinta - Feira, 31 de Agosto de 2023
Responsive image
A Administração Municipal, com apoio da Secretaria da Educação e Cultura e Secretaria da Saúde promove ações do Programa Geração Consciente, uma iniciativa do Governo do Estado do Rio Grande do Sul realizada por intermédio da Secretaria Estadual de Saúde (SES/RS), em parceria com Secretaria Estadual da Educação (SEDUC/RS), Programa RS Seguro, UNESCO e UNAIDS.
 
O Programa de trata de um jogo cultural e educativo entre as escolas da rede pública de ensino do RS, promovendo uma série de atividades durante o ano letivo. As ações são de informação e educação em saúde, apostando no diálogo e reflexões criticas para instigar a consciência sobre alguns dos principais desafios que os(as) adolescentes vivenciam.
 
O objetivo do Geração Consciente está em promover o diálogo e a consciência crítica dos adolescentes sobre temas que envolvem aprendizagem socioemocional, a saúde sexual e reprodutiva e os diferentes tipos de violência, empoderando-os para escolhas de vida alinhadas ao bem-estar e ao pleno desenvolvimento.
 
Em 2023, as ações de educação em saúde consistem em metodologias ativas concentradas em três temáticas do programa - Aprendizagem Socioemocinal, Violências/Bullying e Direitos Sexuais e Reprodutivos. As temáticas serão abordadas a partir de um conjunto de ferramentas ofertadas para os educadores e alunos(as). Frederico Westphalen tem 10 escolas municipais e estaduais participando do Geração Consciente. São elas, Escola Estadual Conselheiro Edgar Marques de Mattos, Escola Estadual Sepé Tiarajú, Escola Estadual Técnica José Canellas, Escola Municipal Giusto Damo, Escola Municipal Duque de Caxias, Escola Municipal Joaquim Nabuco, Escola Municipal Marechal Floriano, Escola Estadual Nossa Senhora de Fatima, Escola Municipal Irmã Odila Lehnen e Escola Municipal Rui Barbosa.
 
A primeira formação aconteceu 09 e 10 de agosto e todas as escolas cumpriram a primeira etapa.
Fonte: Lídia Veronica Tedesco/Ascom
FOTOS