Voltar
Outubro Rosa: câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce
Terça - Feira, 11 de Outubro de 2022
Outubro marca o mês da conscientização sobre a prevenção à doença
Responsive image
Celebrado no Brasil e no exterior, o Outubro Rosa tem o objetivo de compartilhar informações e alertar a população, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pelo câncer de mama. 

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, para cada ano do triênio 2020/2022, são diagnosticados no país 66.280 novos casos de câncer de mama, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.



Há alguns fatores de risco que podem influenciar no aparecimento do câncer de mama, como tabagismo, má alimentação, histórico familiar da doença, e mulheres com alguma dessas condições devem ficar mais atentas. 

Sobre os sintomas, deve-se suspeitar quando é percebido um nódulo na mama, geralmente indolor e endurecido, que pode ter vermelhidão, trazer mudanças no aspecto da pele (de casca de laranja), com possibilidade de secreção e alterações de formato do mamilo. 

Conforme a Secretária da Saúde, Taís Candaten, o recomendado é que mulheres procurem ginecologista uma vez por ano para que seja feito o exame clínico das mamas. “O diagnóstico precoce é fundamental. Nesse quesito, o autoexame desempenha papel importante e serve como rastreio populacional, indicado para todas as mulheres. Apesar do câncer ser mais incidente em mulheres com mais de 50 anos, também pode acometer jovens. O autoexame é indicado para todas”, explica a secretária.
Fonte: Renato Martins/Ascom
FOTOS