Voltar
Na Semana Municipal do Idoso, Prefeitura promove evento sobre processo positivo de envelhecimento
Sexta - Feira, 07 de Outubro de 2022
A Semana da Longevidade reuniu idosos do município em diversos eventos
Responsive image
Em comemoração à Semana Municipal do Idoso, a Prefeitura de Frederico Westphalen, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação e o Conselho dos Idosos promoveram desde os dia 30 de setembro, diversos eventos com o propósito de contribuir para um positivo processo de envelhecimento.

A programação iniciou no dia 01, quando é comemorado o Dia da Pessoa Idosa, com evento programado e organizado com as diretorias dos grupos de pessoas idosas constituídos no município e um dia de troca de experiências e conhecimentos promovido pela Secretaria de Assistência Social e Departamento do Idoso, Gabinete da Primeira Dama e SICREDI.

         

No dia 30 de setembro, a Caminhada da Longevidade com Grupo Sesc Maturidade Ativa e demais grupos de idosos do município, que estava previsto um percurso de 5 Km com saída da Praça Matriz, foi cancelada devido ao mau tempo.
No dia 01 de outubro, foi realizada a Rústica da Longevidade, com largada às 8h30 no Parque de Exposições Monsenhor Vitor Batistella. O dia foi cheio de atividades, confraternização e comemoração em homenagem a Pessoa Idosa. O Sr. Lotário, membro do Grupo de Idosos Novo Horizonte, participou da Rústica, assim como outras pessoas idosas que aceitaram o convite e se desafiaram a participar. No final da tarde foi realizada a Missa da Logevidade, às 16h30 na Catedral com apresentação do Coral do Sesc.

     

Na segunda-feira dia 03, foi dia de socializar, exercitar a mente e a solidariedade com os Jogos de Mesa,  oficinas de tabuleiro (trilhas, xadrez e dominó) e Canastra, além do Bingo Solidário em benefício ao Lar dos Idosos São Vicente de Paulo. O evento aconteceu no Ginásio do Bairro Fátima à partir das 14h, com grande  presença da comunidade e participação das empresas que contribuíram com os brindes para o bingo.

     

A terça-feira 04, foi dia de aprimorar conhecimentos, trocas de experiências e informações, marcado com a presença da palestrante Dra. Vania Mariella de Mattos, médica especialista em nutrição celular, com o tema “O equilíbrio hormonal para um envelhecimento saudável”. O evento foi realizado no Salão de Atos da URI às 14h.

      

E o encerramento aconteceu na quarta-feira 05, com momentos de alegria na Tarde Dançante, às 14h no Ginásio do Sersa.
Conforme a Secretária Carla Veronese, a Semana tem por objetivo realizar ações que reforcem e valorizem as contribuições e os direitos desse grupo social, composto por todas as pessoas com mais de 60 anos, “Gratidão é a palavra que transmite nosso sentimento”, agradeceu a todos os participantes.

     

Para o prefeito José Panosso, a programação em parceria com a Administração Municipal, foi realizada como forma de parabenizar e valorizar as pessoas idosas do município. “Foram dias de atividades e momentos de confraternização entre a comunidade e nosso agradecimento especial é para todos os envolvidos, a equipe da SMASH, o Gabinete da Primeira Dama, a SICREDI, voluntários, membros de grupos de idosos e aos participantes, por terem aceitado nosso convite e se fazerem presentes compartilhando esse, que ficou marcado na vida de todos”, agradeceu o prefeito.
Fonte: Renato Martins/Ascom
FOTOS