Voltar
Semana do Meio Ambiente prossegue com palestras e entrega de certificados
Quarta - Feira, 08 de Junho de 2022
A programação organizada pela Secretaria do Meio Ambiente de Frederico Westphalen prossegue até o próximo dia 11
Responsive image
A programação teve abertura com palestras sobre “Educação Ambiental”, nas escolas E.E.T. José Cañellas e E.M.E.F. Irmã Odila Lehnen, na segunda-feira (06) e roda de conversa com responsáveis técnicos da área ambiental na terça-feira (07). O evento que ocorreu na Câmara de Vereadores e contou com a presença do Vice-prefeito João Vendrusculo e técnicos da área ambiental, teve por objetivo estreitar as relações junto ao órgão ambiental local. Na ocasião, foram ouvidas sugestões para que os procedimentos de licenciamento e fiscalização sejam cada vez mais eficientes, sugestão de ideias e propostas e também foi apresentado o funcionamento do sistema utilizado pelos técnicos dentro da secretaria do meio ambiente.

A programação prossegue com protocolo do Plano de Trabalho de Castração e entrega de certificados de reconhecimento Amigo Pet



Nesta quarta-feira (08) pela manhã, foi realizado um encontro no gabinete do prefeito José Panosso, com a presença também do Vice-prefeito João Vendrusculo, do vereador Jacques de Oliveira representando a Câmara de Vereadores, do professor Paulo Henrique Braz do IFFAR e dos protetores de animais do município. O encontro teve por objetivo homenagear o importante trabalho dos voluntários que auxiliam no acolhimento, tratamento e adoção dos animais abandonados em situação de vulnerabilidade.

Os voluntários protetores dos animais apresentaram aos gestores as dificuldades enfrentadas e as demandas para facilitar o atendimento dos animais abandonados. O secretário do Meio Ambiente Ricardo Giovenardi, agradeceu o importante trabalho dos protetores voluntários, que de forma anônima auxilia no controle populacional e também no controle de zoonoses.

Após ouvir as demandas e sugestões dos protetores foi apresentado o Plano de Trabalho de Castração IFFAR, do projeto Castramóvel e após, foi feito a entrega de Certificados de reconhecimento ao Amigo Pet a todos os presentes.

Segundo o professor Paulo Braz do IFFAR, médico veterinário com especialização em clínica e cirurgia animal, a causa animal é uma questão de saúde pública e o trabalho de castração foi unificado com a prefeitura e IFFAR em convênio ainda em fase de elaboração, para conseguir aumentar o número de animais castrados na cidade. “Existe um projeto piloto para atendimento clínico e posterior castração, o objetivo é poder realizar os procedimentos no maior número de animais possíveis para contribuir com o controle populacional destes animais”, completou.

A semana prossegue com programação especial, como o lançamento do “Arboriza Frederico”, com objetivo de desenvolver um programa permanente de arborização e paisagens de áreas e espaços públicos do município. O programa terá seu lançamento no próximo dia 10 de junho, a partir das 9 horas, no Auditório da URI e será finalizado no próximo sábado com Pedágio Sustentável, com entrega de mudas, lixeiras para carro e materiais de orientação. A iniciativa tem parceria com Creluz, URI, UFSM e Recicla Frederico.
 
Fonte: Renato Martins/Ascom
FOTOS