Voltar
Ecológica Jr. realiza reunião sobre a Coleta Seletiva
Terça - Feira, 26 de Dezembro de 2017
Encontro foi realizado com o intuito de apresentar a Administração Municipal os dados coletados durante os seis meses de trabalho
Responsive image
Na última semana, foi realizada a reunião de apresentação dos dados para a Administração Municipal do projeto “Plano de Amostragem de Resíduos Sólidos Urbanos na zona de implementação da coleta seletiva em Frederico Westphalen”, pela empresa júnior do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFSM-FW, a EcoLógica Jr. O projeto envolve as Secretarias do Meio Ambiente, Planejamento, Obras, Fazenda e Administração e teve a supervisão do Coordenador da Secretaria de Meio Ambiente, Carlos Rossatto, e do engenheiro civil, Sérgio Grassi.

Com o prazo de seis meses foi firmado o acordo de cooperação entre a Administração Municipal e a EcoLógica Jr., e a finalidade era fazer a aplicação do projeto “Plano de Amostragem de Resíduos Sólidos Urbanos na zona de implementação da coleta seletiva em Frederico Westphalen”.

O projeto teve por objetivo fazer o levantamento por meio de indicadores da situação das lixeiras desta área, o número de habitantes atendidos e quais os tipos de resíduos gerados. Além disso, um dos objetivos do projeto era melhorar a gestão da coleta seletiva, e para certificar que os valores financeiros dos resíduos chegassem até o CIGRES de maneira correta.

O grupo de pesquisa é composto por nove pessoas e, durante os seis meses, puderam acompanhar a disposição dos resíduos no CIGRES, além de trabalhar baseado na aplicação da NBR 10007/2004 (norma específica sobre amostragem de resíduos sólidos) com a amostragem - que é uma parcela representativa de todo resíduo gerado na área. Ao mesmo tempo em que era realizado o levantamento dos dados, várias ações de educação ambiental foram feitas em conjunto com o “Recicla Frederico”, na área em que a coleta seletiva abrange. O intuito é integrar a comunidade frederiquense às atividades da gestão municipal.

A partir do estudo, foi possível mensurar com dados os efeitos da Coleta Seletiva em Frederico Westphalen. Os resultados apresentados se mostraram positivos, em que são abrangidos cerca de dois mil habitantes, entre residências e estabelecimentos comerciais. Para 2018, a Administração Municipal e a EcoLógica Jr. continuarão o projeto referente à adequação das lixeiras, planejamento urbano e gestão junto ao CIGRES.

Um relatório final está sendo finalizado para que em seguida, seja publicado pela Administração Municipal e pela Ecológica Jr.
Fonte: Ascom
FOTOS