Voltar
Secretaria de Meio Ambiente inicia nova etapa de desinsetizações em toda a área urbana de Frederico Westphalen
Quinta - Feira, 04 de Abril de 2024
Foco da atividade é o controle de pragas e a eliminação de possíveis focos do mosquito da dengue. Trabalho iniciou nesta semana, com aplicações em mais de 400 bocas de lobo, e seguirá pelos próximos dias.
Responsive image
Uma nova etapa das atividades de controle de pragas urbanas em Frederico Westphalen foi iniciada nesta semana pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SeMMA). No total, 442 bocas de lobo passaram por serviço de desinsetização, em trabalhos que aconteceram de terça-feira (2) a quinta-feira (4), sempre entre a noite e a madrugada.

O serviço busca reduzir a presença de insetos na área urbana da cidade e proteger a população de infestações, doenças e animais peçonhentos. Além de matar os insetos que estão nas bocas de lobo, a desinsetização gera um efeito na cadeia alimentar das pragas e dificulta a proliferaçãode outras espécies. Um exemplo disso, conforme a SeMMA, é o controle de baratas, animais que servem como alimento dos escorpiões.

Outro objetivo da desinsetização é eliminar possíveis focos de mosquito da dengue nas bocas de lobo e evitar a proliferação da espécie. Segundo a SeMMA, esses locais não costumam ser os preferidos pelo mosquito Aedes aegypti para reprodução, já que eles normalmente optam por depositar os ovos em ambiente doméstico e em água limpa. Mesmo assim, a aplicação do produto nas bocas de lobo garante a eliminação de eventuais focos em tais ambientes.

Desinsetizações acontecerão em toda a área urbana

O objetivo da SeMMA é fazer a aplicação do inseticida em toda a área urbana do município. Outras aplicações estão previstas já para os próximos dias e, não havendo previsão de chuva, novas áreas da cidade serão o foco das ações já na semana que vem. 

Essa foi a segunda desinsetização promovida em poucos meses pela SeMMA. O trabalho mais recente aconteceu em dezembro de 2023. O serviço é realizado por empresa terceirizada, sob supervisão da secretaria.

As aplicações são promovidas sempre no período da noite e da madrugada, quando há concentração de insetos nas bocas de lobo, e também para evitar expôr a população ao produto químico usado, ainda que a quantidade do inseticida empregado nos serviços seja inofensiva aos seres humanos.
Fonte: João Victor Cassol/Ascom
FOTOS