Voltar
Concurso de educação fiscal nas escolas é tema de reunião no GEFIM
Sexta - Feira, 26 de Abril de 2024
Encontro envolveu representantes das secretarias da Fazenda e da Educação, que discutiram a estruturação das atividades de educação fiscal com as crianças.
Responsive image
O tradicional concurso de educação fiscal nas escolas municipais foi um dos assuntos de uma reunião entre os integrantes do Grupo Municipal de Educação Fiscal (GEFIM), ocorrida nos últimos dias. Formado por representantes das secretarias da Fazenda, da Educação e Cultura e por uma assessoria, o GEFIM também debateu outras iniciativas para conscientização dos alunos.

A ideia do GEFIM é iniciar alguns projetos de educação fiscal ainda no primeiro semestre deste ano. O mesmo vale para o concurso, cujo regulamento já foi encaminhado às escolas da rede municipal. Além de planejar as primeiras atividades da competição e outras iniciativas de educação fiscal para o ano, o GEFIM analisou as ações desenvolvidas em 2023 e tratou do programa Nota Fiscal Gaúcha.

Saiba mais sobre o concurso de educação fiscal

Neste ano, a competição terá um formato diferente das edições anteriores, e será focada no trabalho em equipes. Diferente dos anos anteriores, a participação será em turma, e não mais individual.

Outra novidade é o objeto do concurso. Nos anos anteriores, os alunos foram desafiados a elaborarem cartazes publicitários com o tema da educação fiscal. Neste ano, eles participarão de jogos educativos ligados ao tema da cidadania e recursos públicos.

Já tradicional, o concurso fez parte da programação da educação fiscal desenvolvida nas escolas de Ensino Fundamental da rede municipal, com alunos do 4º ao 9º ano. Na edição do ano passado, os nove educandários participantes selecionaram o melhor trabalho de cada turma e, assim, 30 desenhos foram encaminhados à Secretaria de Educação e Cultura.

Em 2023, a comissão organizadora escolheu os 10 desenhos que participaram da grande final e definiu um vencedor, que foi o aluno Ruan Andreatto Pinheiro, do 7º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Joaquim Nabuco. Relembre aqui.

Sobre o GEFIM

O Grupo de Educação Fiscal – GEFIM é responsável por desenvolver o projeto de Educação Fiscal nas escolas, que busca estimular o exercício da cidadania, além de conscientizar a população sobre a importância da participação social na gestão dos recursos públicos e incentivar e avaliar as ações municipais de interesse mútuo dos municípios e do Estado no crescimento da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Fonte: João Victor Cassol/Ascom
FOTOS