Voltar
Administração Municipal de FW conquista primeiro lugar no prêmio Prefeitura Empreendedora do Sebrae
Quarta - Feira, 27 de Março de 2024
Projeto da Casa de Acolhimento Lar São Francisco foi o vencedor na categoria Governança Territorial. É a terceira conquista da Prefeitura de FW na premiação do Sebrae..
Responsive image
A Administração Municipal de Frederico Westphalen conquistou o primeiro lugar no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora PSPE, etapa estadual. O reconhecimento foi entregue a representantes da Prefeitura de FW em solenidade ocorrida em Porto Alegre, na noite desta quarta-feira (27).

A premiação veio na categoria Governança Territorial, com o projeto Casa de Acolhimento Lar São Francisco. Com sede em FW, a casa acolhe crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e promove a integração deles com a sociedade, por meio do incentivo à cidadania e ao empreendedorismo (saiba mais ao fim da matéria).

Essa foi a terceira premiação conquistada pela Prefeitura de FW no prêmio Prefeitura Empreendedora do Sebrae. Em 2020, a Administração Municipal ficou em primeiro lugar na categoria Compras Públicas, enquanto em 2022 o título veio na categoria Sala do Empreendedor.

Na edição deste ano, que foi a 12ª da história do prêmio organizado pelo Sebrae, concorreram nas 10 categorias 107 projetos de mais de 60 municípios gaúchos. Além do projeto da Casa de Acolhimento, Frederico Westphalen foi finalista na categoria Empreendedorismo Rural, com a iniciativa Rota do Turismo – Vale das Agroindústrias. A rota foi criada mobilizando agroindústrias, empreendedores e a comunidade da linha Santos Anjos, em um modelo de parceria que pretende estimular a circulação de turistas e expandir os negócios no local.

Todos os projetos inscritos na etapa estadual foram examinados individualmente por, no mínimo, dois avaliadores selecionados pelo Sebrae. Houve análise técnica de cada projeto e, depois, visitas presenciais nos locais onde as iniciativas são executadas.

FW representará o Rio Grande do Sul em Brasília

O troféu com o projeto da Casa de Acolhimento garantiu para Frederico Westphalen uma vaga na etapa nacional do prêmio Prefeitura Empreendedora, em Brasília. Assim, FW representará o Rio Grande do Sul em nível nacional, na premiação que deve acontecer em junho.

Saiba mais sobre o projeto vencedor

Vencedor na categoria Governança Territorial, o projeto da Casa de Acolhimento Lar São Francisco detalha o trabalho realizado na instituição. A entidade funciona por meio de um convênio com outros seis municípios da região: Caiçara, Palmitinho, Pinheirinho do Vale, Taquaruçu do Sul, Vicente Dutra e Vista Alegre. Atualmente, o chefe do Poder Executivo de Frederico Westphalen é o presidente do Lar.

O Lar acolher hoje mais de 20 crianças e adolescentes e conta com um corpo técnico multidisciplinar. O foco principal do trabalho na entidade é preparar os acolhidos para a vida em sociedade. Noções de empreendedorismo são transmitidas às crianças e adolescentes nas por meio de diversas atividades, proporcionando oportunidades de inserção no mercado de trabalho nos municípios participantes do consórcio. Além disso, são fomentados aspectos como a cidadania, a responsabilidade social e o desenvolvimento de habilidades.
Fonte: João Victor Cassol/Ascom
FOTOS