Voltar
Prefeito Panosso recebe reivindicações dos Deficientes Auditivos de FW
Sexta - Feira, 09 de Setembro de 2022
Proposta de projeto para acessibilidade e inclusão de Surdos e Deficientes Auditivos no município foi apresentado ao Executivo e deverá ser encaminhado à Câmara de Vereadores
Responsive image
Na manhã desta sexta-feira, 09, o prefeito José Panosso recebeu a visita de representantes do projeto “Acessibilidade e inclusão de Surdos e Deficientes Auditivos no município de Frederico Westphalen”, servidoras do Instituto Federal Farroupilha (IFfar), tradutores intérpretes em Libras, alunos e familiares surdos e deficientes auditivos do município acompanhados do vereador Jacques de Oliveira.

O motivo da visita foi a entrega de um documento com a proposta de um projeto ao Executivo, mostrando a importância do atendimento especial aos alunos deficientes auditivos da rede de ensino com especialistas em deficiência auditiva e tradutores intérpretes de libras e também sugerindo melhorias no tratamento deste público.

O vereador Jacques de Oliveira, organizou a visita ao gabinete do prefeito Panosso, com apoio da servidora pública Ana Claudia da Silva, juntamente com as servidoras do Instituto Federal Farroupilha (IFfar) de Frederico Westphalen, Angela Padilha Wagner e Tiara Riquelme, proponentes do projeto de acessibilidade e inclusão que beneficiará esta população. Jacques explicou que este projeto é um grande avanço e extremamente importante, pois a presença do tradutor e intérprete da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) nas escolas vai auxiliar no desenvolvimento destes alunos garantindo a acessibilidade e inclusão destas pessoas integrando-as à sociedade.



O projeto Acessibilidade e inclusão de Surdos e Deficientes Auditivos no município de Frederico Westphalen, realizado pelas Intérpretes de Libras, Angela Padilha e Tiara Riquelme, visa garantir a inclusão e tratamento diferenciado de pessoas surdas e com deficiência auditiva, por meio do uso, difusão e da tradução e interpretação da Língua Brasileira de Sinais (Libras) – Lingua Portuguesa e tem por objetivo atender as necessidades especiais e incentivar a participação e protagonismo da comunidade surda e deficientes auditivos de Frederico Westphalen.

Na proposta do projeto que será analisada pelo Executivo, estão a contratação de dois intérpretes: 1 de Libras/Português e 1 Bilíngue, veículo disponível para deslocamentos, computadores com acesso livre a internet, salário compatível e seus respectivos encargos baseados na tabela Febrapils entre outras necessidades.

Estiveram presentes também na reunião o Vice-prefeito João Vendruscolo, a Secretária da Administração Marizete Frozzi, o assessor jurídico Jonathan Carvalho e o servidor André Schimith Damo, representando a Secretaria da Educação.
O prefeito Panosso agradeceu a visita e destacou o empenho em trazer este projeto ao Executivo e se colocou à disposição com o setor jurídico e secretários para torná-lo realidade. O Executivo acatou o projeto e dentro de poucos dias seguirá para Câmara Municipal para apreciação dos vereadores.
Fonte: Renato Martins/Ascom
FOTOS