Voltar
Programa Arboriza tem início na rua Aparício Borges
Quinta - Feira, 21 de Julho de 2022
Após a retirada de árvores que estavam ocasionando danos às calçadas, haverá posterior reposição com espécies adequadas
Responsive image
O Programa Arboriza Frederico teve início nesta quarta-feira (20), com trabalhos na rua Aparício Borges no Centro (lateral da Escola Nossa Senhora Auxiliadora).  Com o início do programa instituído através da Lei Municipal Nº 4.989/2022, projetos de arborização e paisagismo serão executados, alterando a paisagem urbana de nosso município. 



O Secretário Municipal do Meio Ambiente, Ricardo Giovenardi, destacou que o local de início do programa foi decidido em conjunto com a Escola Nossa Senhora Auxiliadora que irá realizar a reforma do mesmo. Ainda segundo o secretário, o trabalho de retirada das árvores presentes no local poderá levar ainda o dia todo desta quinta-feira (21). "Estas árvores estavam ocasionando danos às calçadas e haverá posterior reposição com espécies adequadas às características do local, por isso, pedimos a colaboração e paciência dos munícipes quanto às obras que envolvem a execução dos projetos que trarão importantes melhorias a todos", destacou.

Arborização urbana e a sua importância à qualidade de vida

O trabalho de arborização urbana com ênfase na qualidade de vida tem como objetivo identificar as principais espécies de vegetação arbórea para tornar os espaços públicos mais saudáveis, considerando a importância da arborização nas cidades. Isso porque é nas cidades que grande parte da população humana convive carecendo, cada vez mais, de condições que permitam aperfeiçoar a convivência dentro de um ambiente geralmente adverso. Entretanto, neste contexto, um dos aspectos mais importantes a observar-se na execução da arborização urbana é a escolha de espécies adequadas as condições do local a fim de evitar que os exemplares arbóreos entrem em conflito com o espaço urbano e os elementos ali existentes. 
A arborização urbana é, portanto, uma necessidade das cidades não apenas pelas questões estéticas, mas pelo bem-estar, pela qualidade do ar oferecido para a vida humana, dentre tantos outros benefícios que consequentemente refletem na qualidade de vida.
 
Fonte: Renato Martins/Ascom
FOTOS