Voltar
Equipe da Secretaria de Saúde visita UPA 24h
Terça - Feira, 19 de Julho de 2022
Há um ano e quatro meses desde sua abertura, a UPA de Frederico Westphalen é referência em atendimentos de urgência e emergência
Responsive image
A equipe da Saúde do município, através da Secretária da Saúde, Taís Candaten, o Secretário Adjunto Plínio Mantelli e a Coordenadora de Ações de Humanização na Atenção Básica da Saúde, Mariana de Fátima Guglielmin, estiveram visitando a unidade da UPA 24h, localizada no bairro Fátima. O objetivo da visita foi de conversar com as pessoas que estavam sendo atendidas e também com a direção a fim de fazer um levantamento sobre a questão da superlotação na unidade de atendimento e posteriormente trazer solução do problema.

A superlotação nas urgências e emergências é um problema recorrente nas unidades de Pronto-Atendimento de todo o Estado do RS. Sendo assim, devido ao aumento de procura ao atendimento na unidade UPA 24h do bairro Fátima, a equipe da saúde observou que é preciso uma conscientização da população sobre os serviços de atendimento da UPA e das UBS.



"Para melhoria no andamento dos trabalhos e atendimento à população, fazemos um apelo à população para que somente procurem a Unidade de Pronto Atendimento UPA em casos urgentes, sendo que outros atendimentos podem ser feitos nas Unidades Básicas de Saúde nos bairros e centro", destacou Fátima Guglielmin. Para a Secretária da Saúde, Taís Candaten, essas visitas são importantes para levantamento e diagnóstico, buscando humanizar o trabalho de atenção e cuidado às pessoas que buscam atendimento na unidade.

O Coordenador da UPA, Jorge Piaia, destacou que a Unidade de Pronto Atendimento faz parte da Rede de Atenção às Urgências, com objetivo de atender grande parte das urgências e emergências do município. “O foco da unidade é prestar atendimento aos pacientes que estão em situação de urgência e emergência”. Ainda segundo o coordenador, a unidade obedece algumas etapas de atendimento conforme protocolo estabelecido, como o acolhimento aos pacientes, triagem, consulta médica, realização de exames , medicação e internação se necessários.



Conforme dados levantados, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA-24h), atende mensalmente aproximadamente 4.000 pacientes:



De janeiro a junho deste ano foram 24.610 pacientes atendidos. A média de atendimentos diária são de 130 a 150 pacientes com espera máxima de 3 horas. São 3 médicos, 2 enfermeiros, e 5 técnicos em enfermagem prestando atendimentos na unidade.

Conforme a Coordenadora de Ações de Humanização na Atenção Básica da Saúde, Mariana de Fátima Guglielmin, o fato de nosso município possuir essa porta de entrada facilita muito o acesso aos serviços de saúde, pois o paciente tem a oportunidade de realizar os exames necessários na UPA mesmo e dependendo da enfermidade já sair com os encaminhamentos para dar continuidade ao tratamento referenciado. Também a organização do acolhimento e estrutura ofertada facilita a resolutividade dos casos priorizando a gravidade da doença, possibilitando dessa forma uma capacidade de atendimento de mais de 150 pessoas por dia de maneira humanizada, pois muitas vezes um atendimento com amor e carinho favorece a recuperação do paciente.

Segundo o prefeito José Alberto Panosso, os números expressivos de atendimentos realizados pelas equipes de profissionais da saúde da UPA 24 HORAS comprovam que os serviços de urgência e emergência em Frederico Westphalen são referência na região e a unidade é uma conquista histórica que está salvando vidas. “O objetivo da unidade é atender 24h aqueles pacientes que realmente precisam da emergência e urgência, além de uma investigação diagnóstica inicial, visando reduzir superlotação no hospital e pronto-socorro”, destacou.
  
UPA 24 HORAS
 


A UPA de Frederico Westphalen, funciona há um ano e quatro meses desde sua abertura e se tornou referência, prestando atendimentos em urgência e emergência. A unidade conta com profissionais capacitados e tem atendimento 24 horas, sete dias por semana, inclusive nos finais de semana e feriados.
O telefone para contato com a UPA 24 HORAS é 55-3744-5007.
 
Quando procurar uma UPA 24h

Fonte: Renato Martins/Ascom
FOTOS