Voltar
Secretarias se unem no combate à dengue
Quinta - Feira, 26 de Maio de 2022
Ações visam combater o aumento no número de casos de dengue no município
Responsive image
As unidades de saúde vivem tempos de combate redobrado às doenças que ultimamente assolam a população. O alerta está ligado para o vírus da dengue. Em todo o Estado, cresce o índice de casos, com isso, a Administração Municipal de Frederico Westphalen, por meio das secretarias da Saúde e Meio Ambiente, está promovendo ações para evitar a proliferação e diminuir o índice de casos no município.  

Há mais de dois meses, diversas atividades de conscientização têm sido feitas pelas secretarias. Um mutirão de combate à dengue acontece em alguns bairros do município, como distrito industrial, bairros Santo Inácio, Centro, Aparecida e Fátima. Nos dois últimos, foi realizado um “fumacê” (Nuvem de fumaça com baixas doses de um agrotóxico que elimina a maior parte dos mosquitos). Houve, também, fiscalização das denúncias recebidas.    

Conscientizar para prevenir 

Palestras que tratam sobre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito e as precauções para não se contaminar foram realizadas nas escolas do município. Além de entregas de folders com orientações para a população, com o auxílio de estudantes da URI.  

O combate constante à dengue é muito importante para evitar um cenário com índices elevados de casos e mortes. A secretária de Saúde, Tais Candaten, salienta o cuidado com a proliferação do mosquito:  “A Secretaria de Saúde solicita o envolvimento e colaboração de toda comunidade para juntos, prevenirmos os focos e combatermos a proliferação do mosquito. Pois, mesmo sendo de conhecimento público o problema da água parada, muitas vezes, as pessoas se descuidam e não revisam seus pátios, terrenos e vasos de plantas” conclui Taís. 
- Quando tratamos de doenças, principalmente doenças ligadas a vetores, ou seja, pragas que transmitem essas doenças de pessoas para pessoas. Há necessidade de um trabalho multidisciplinar. Destaca o  Secretário do Meio Ambiente, Ricardo Giovenardi, que também frisa sobre a união entre as Secretarias: "A saúde e o meio ambiente estão intimamente ligados. Então, para que possamos combater situações como essa da dengue e talvez, outras que naturalmente virão, nós temos que unir Secretarias e é o que estamos fazendo hoje”. concluiu.

O trabalho conjunto maximiza a eficiência do resultado buscado, na luta contra a doença. 
Fonte: Fabrício Lemos/Ascom
FOTOS