Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias

Secretário de Coordenação e Planejamento e chefe de gabinete discutem pavimentação da Avenida Santo Caeran com o prefeito

Categoria: Geral
Secretarias: Gabinete do Prefeito
Coordenação e Planejamento
Data de Publicação: 15 de janeiro de 2025
Crédito da Matéria: Ascom-Prefeitura FW
Fotos: Ascom/Prefeitura FW


secretario-de-coordenacao-e-planejamento-e-chefe-de-gabinete-discutem-pavimentacao-da-avenida-santo-caeran-com-o-prefeito

Na quarta-feira, 08, o secretário de Coordenação e Planejamento, Valdenir Cadore, e o chefe de gabinete, Diego Bertoletti da Rocha, se reuniram com o prefeito Orlando Girardi para tratar do projeto de pavimentação da Avenida Santo Caeran, contemplado no programa Pavimenta RS 2, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Após uma visita técnica, constatou-se a ausência de condições adequadas para a continuidade da pavimentação contratada. Isso ocorreu devido à falta de execução prévia de infraestrutura essencial, como instalação de bueiros, abertura de valas laterais e sistemas de drenagem. No processo licitatório, foi declarado pelo poder público que não haveria necessidade de serviços de drenagem, atestando que a via estava apta a receber a pavimentação contratada.

De acordo com Cadore, cerca de 36,55% do projeto foi executado pela administração anterior. A partir de agora, será realizado um levantamento técnico para que, antes da retomada das obras, sejam abertas valas e implementado o sistema de drenagem ao longo da avenida, garantindo que a empresa vencedora da licitação possa dar continuidade aos trabalhos.

“Houve um acordo temporário entre as partes até que seja concluído o levantamento dos serviços necessários para dar prosseguimento à obra. Ficou definido que haverá um aporte de recursos, fora do objeto original, para viabilizar a infraestrutura da via e assegurar o cumprimento do contrato”, explicou o secretário.

Depois de uma análise técnica, identificou-se que a ausência de drenagem compromete tanto a segurança dos usuários, devido ao risco de aquaplanagem, quanto a durabilidade do pavimento, que pode sofrer infiltrações, rachaduras e outros danos estruturais. A administração municipal decidiu suspender a obra até que os serviços de drenagem sejam realizados, mesmo que isso exija um aporte financeiro adicional não previsto no projeto original. Essa decisão visa garantir a qualidade e segurança da obra, alinhando-se às boas práticas de engenharia, apesar de declarações anteriores indicarem que a drenagem seria desnecessária. A suspensão foi acordada com a empresa contratada, que reconheceu a necessidade de correções antes da continuidade do projeto.

A empresa responsável pela obra de pavimentação é a Terraplanagem e Pavimentação LTDA Barril, com sede em Frederico Westphalen.

© Copyright 2026 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Frederico Westphalen/RS