Voltar
Primeira edição do Seminário de Mediação de Conflitos reúne mais de mil pessoas
Segunda - Feira, 03 de Setembro de 2018
Encontro foi realizado no Salão de Atos da URI-FW e no auditório da escola Cardeal Roncalli, por meio de videoconferência
Responsive image
Na sexta-feira, 31 de agosto, foi realizada a primeira edição do Seminário Municipal de Mediação de Conflitos no âmbito escolar, que reuniu mais de mil pessoas. Devido a capacidade máxima da sede do encontro, o Salão de Atos da URI-FW, o Seminário também foi transmitido ao vivo para o auditório da escola Cardeal Roncalli, onde contou com representantes de todos os municípios da Comarca de Frederico Westphalen, além de ter contado também com representantes de diversas regiões do Estado e de Santa Catarina.

Estiveram presentes no evento, o prefeito José Alberto Panosso; a Secretária Municipal da Educação e Cultura, Carmen Giovenardi; o vereador Celson Oliveira – representando o Poder Legislativo –, os promotores de justiça, Rogério Fava Santos e João Pedro Togni, o delegado Eduardo Nardi; o representante do 37º BPM, Alexandre Moreira; o promotor de Educação Regional de Passo Fundo, João Paulo Bittencourt; a representante do Conselho Tutelar, Terezinha Kuviatosz; e os representantes da URI-FW, os professores dos cursos de Direito e Psicologia, Tiago Galli e Rosane Ferrari, respectivamente.

O seminário ficou sob a responsabilidade dos palestrantes Guilherme Nogueira e Isabel Martins. Nogueira, Doutor em Neurociência, apresentou o tema: “Aspectos neurocientíficos do comportamento e da linguagem”, e durante o encontro, ressaltou a influência do desenvolvimento do cérebro na tomada de decisões. “Adolescente não tem como fazer tomadas de decisões precisas. Ele é “sem noção”, e isso é devido ao desenvolvimento do seu cérebro”, salientou. Já Isabel Martins, Bacharel em Direito, ministrou o tema “Práticas restaurativas: a educação entrelaçando redes”, debatendo o assunto com os presentes e tirando dúvidas.

Está é uma iniciativa da Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, que possui como um dos objetivos, realizar mais edições relacionados ao tema, devido a grande importância do debate, não apenas no município, mas em toda a região.
Fonte: Ascom
FOTOS