Voltar
Novas vagas são abertas para o I Seminário Municipal de Mediação de Conflitos no Âmbito Escolar
Sexta - Feira, 31 de Agosto de 2018
Devido a alta procura para participar do Seminário, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura decidiu por abrir novas vagas para assistir o encontro por videoconferência
Responsive image
A primeira edição do Seminário Municipal de Mediação de Conflitos no Âmbito Escolar atingiu o seu número máximo de inscritos (820). Entretanto, devido a alta procura para participar do encontro, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura definiu por aumentar o número de vagas para inscritos, mas, devido a capacidade do Salão de Atos da URI-FW, local em que será realizado o encontro, os novos inscritos poderão acompanhar o encontro por meio de videoconferência.

Os interessados em participar do Seminário podem fazer a inscrição CLICANDO AQUI, porém, devem prestar muita atenção ao digitar o e-mail para contato, para que possam receber a confirmação da vaga e evitar inscrições duplas no evento. A transmissão da videoconferência para o Seminário será realizada no auditório da Escola Cardeal Roncalli e o número de inscritos será limitado em 350.

A organização é realizada por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, em parceria com a Promotoria da Infância e Juventude de Frederico Westphalen e com a Promotoria Regional de Educação de Passo Fundo. O Seminário irá receber como palestrante, o doutor em Neurociência, Guilherme Nogueira, em que terá como tema principal de debate: Aspecto neurocientíficos do comportamento e da linguagem. Além disso, o evento também contará com a bacharel em Direito, Isabel Martins Silva, com o tema: “Práticas restaurativas: a educação entrelaçando redes”.

O encontro será realizado no Salão de Atos da URI-FW, a partir das 8 horas, com o credenciamento dos participantes e, às 8h30min, está prevista abertura do evento. A primeira edição do Seminário Municipal de Mediação de Conflitos na Escola terá um âmbito regional, já que tem o intuito de receber representantes de todos os municípios da COMARCA de Frederico Westphalen. Abaixo você confere a programação completa do evento:

8 horas - Credenciamento

8h30min - Abertura do Evento

9 horas - Tema: “Aspecto neurocientíficos do comportamento e da linguagem”
Palestra com o Doutor em Neurociência pela Escola de Medicina da PUC/RS, Guilherme Nogueira. Elaborador e Coordenador do Projeto Resgate de Valores em parceria com o Ministério Público do RS. Neurocientista colaborador do Projeto Escola + Paz da AJURIS. Coordenador do Grupo de Estudos dos Aspectos Neuroafetivos do Comportamento e Aprendizagem – GEANCA. Professor Universitário de Neurociência.

11h30min - Encerramento

13h30min - Tema: “Práticas restaurativas: a educação entrelaçando redes”
Palestra com Isabel Cristina Martins Silva, Bacharel em Direito pela Faculdade Metodista de Santa Maria, RS (FAMES), Formação em Coordenadora de Práticas Restaurativas pela Escola Superior da Magistratura/AJURIS, RS, Pós-graduada do Curso de Especialização em Direito com ênfase na temática da Criança e do Adolescente pela Fundação Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul, Mestranda em Ciências Jurídicas na Universidade Autônoma de Lisboa (Portugal), Pós-graduanda em Sistemas de Justiça: Mediação, Conciliação e Justiça Restaurativa, pela UNISUL/SC, Facilitadora de Círculos de Construção de Paz, com Kay Pranis, Formação em Comunicação Não Violenta, com Jéferson Cappellari e Dominic Barter, formação em Mediação Judicial pelo CNJ, membro do Comitê de Prevenção à Violência (CIPAVE), da SEDUC/RS, Assessora de Promotor de Justiça na Promotoria de Justiça Regional de Educação de Santa Maria (Ministério Público/RS), Professora dos Cursos de Formação em Práticas Restaurativas, promovidos pela Promotoria Regional de Educação, Docente da Faculdade de Direito de Santa Maria (FADISMA) nas Disciplinas de Práticas de Negociação, Mediação e Arbitragem e Justiça Restaurativa e Professora responsável pelo Centro de Mediação e Práticas Restaurativas (CEMPRE/FADISMA), Coordenadora do Curso de Pós Graduação em Justiça Restaurativa e Mediação de Conflitos no âmbito público e privado na Fadisma.

16h30min - Considerações Finais

17 horas - Encerramento
Fonte: Ascom
FOTOS