Voltar
Equipe da SAE reforça a importância da prevenção com as Hepatites Virais
Sexta - Feira, 27 de Julho de 2018
Secretaria Municipal de Saúde ressalta a importância de se prevenir da doença, em alusão ao Dia Mundial às Hepatites Virais
Responsive image
Neste sábado, 28 de julho, é reforçado sobre a prevenção às Hepatites Virais, em alusão ao Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais e, em Frederico Westphalen, esta é uma responsabilidade da equipe do Serviço de Assistência Especializada em HIV/AIDS e Hepatites Virais (SAE).
A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por alguns tipos de vírus. As hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C, e estima-se que milhões de pessoas são portadoras da doença, no entanto, não sabem que possuem a doença, causando o risco de cronificar e ocasionar sérios danos ao fígado, por vezes irreversíveis.
A hepatite é considerada uma doença silenciosa por não apresentar sintomas e para detectar a doença em seu início é importante fazer exames e consultas de rotina regularmente. Pelo diagnóstico tardio alguns sintomas são cansaço, mal-estar, enjôo, vômito, dor abdominal, urina escura e fezes claras. Para detectar o vírus da hepatite todos os postos do município disponibilizam os testes rápidos que dão o resultado em torno de meia hora. Para fazer os testes basta telefonar para agendar um horário nos números abaixo:
 
Posto de Saúde Ayres Cerutti: 3744 2665
Posto de Saúde Aparecida: 3744 2240
Posto de Saúde Jardim Primavera: 3744 6303

Posto de Saúde Santo Antônio: 3744 2830
Posto de Saúde São Francisco de Paula telefone: 3744 7761
Posto Central de Saúde: 3744 4911 
Por isso, o médico Heverton Sato, que integra a equipe do SAE, ressalta a importância de realizar testes rápidos. “É importante fazer o teste rápido, porque dessa forma podemos diagnosticar a doença de forma antecipada, antes que a doença chegue a um nível que pode ser irreversível. Se diagnosticarmos antes, evita uma lesão prolongada e crônica que pode evoluir para uma cirrose ou um câncer”, explica.
É fundamental que a população realize a vacinação para a Hepatite B – que é oferecida para toda a comunidade –, no entanto, antes da vacina, é necessário realizar o exame para saber a sorologia do paciente. Se for positivo para o vírus da Hepatite B não adianta a vacinação, pois a mesma é para evitar a contaminação do vírus. Neste caso, há um tratamento específico para a Hepatite B e a vacinação é a única prevenção para a doença.
Para a Hepatite C não existe uma vacina, o que há, é um tratamento disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) que pode levar à cura da doença e para ter acesso, é necessário procurar a equipe do SAE. Além disso, é fundamental ficar atento às formas de contágio, que são: relações sexuais sem proteção, materiais perfurocortantes (como agulha contaminada com sangue, alicate de unha, lâmina de barbear), partilhar escova de dente, e usuários de droga injetável.

A Secretária Municipal da Saúde, Marta Chielle, reforçou que a Secretaria está realizando ações para conscientizar a população sobre a doença. “Existe a divulgação do trabalho que estamos fazendo e, principalmente da prevenção da doença, mas precisamos de todo o suporte da comunidade para que essa situação não se torne mais preocupante do que já está. Agora estamos desempenhando, pela Secretaria de Saúde, um trabalho de divulgação ainda maior, porque a população precisa se preocupar mais ainda com a própria saúde, e nós estamos aqui para lembrá-los disso”, destacou a responsável pela pasta da Saúde.
Em Frederico Westphalen, o SAE atende e trata os pacientes de HIV/AIDS e Hepatites Virais não só do município, mas também da região, acompanhando pacientes de 26 municípios da 19ª Coordenadoria Regional de Saúde.
Na última semana a equipe do SAE realizou uma ação de conscientização na Praça da Matriz e durante toda a parte da tarde, a equipe esteve realizando orientações para a comunidade quanto a importância da prevenção desta doença. Além disso, no SAE os pacientes são atendidos e tratados por uma equipe multidisciplinar que avalia cada caso conforme suas necessidades. O serviço também oferece testagem e terapia para pacientes que possam ser colocados em risco de contaminação por Infecções Sexualmente Transmissíveis, Profilaxia Pós-Exposição (PEP). Todos os serviços oferecidos pelo SAE podem ser utilizados de forma gratuita a população.
Fonte: ASCOM
FOTOS