Voltar
Consulta Popular de 2018 é lançada
Quinta - Feira, 05 de Abril de 2018
O lançamento oficial aconteceu na tarde de quarta-feira, 4, e a votação acontece de 26 a 28 de junho
Responsive image
Na tarde de quarta-feira, 4, foi realizado o lançamento oficial da Consulta Popular de 2018. O evento, realizado no auditório da URI, reuniu autoridades de toda a região e a Administração Municipal foi representada pelo Secretário da Indústria, Comércio e Turismo, Paulo Ricardo Donin de Lima, que também é presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento (COMUDE).

Neste ano o governo estadual destinará R$ 80 milhões para os projetos da Consulta Popular, o que representa um acréscimo de 33% em relação ao ano passado (60 milhões). Além disso, o valor será distribuído entre as 28 regiões dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) do Estado, de acordo com critérios técnicos, como a população de cada região e o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese).

A votação que define as prioridades de cada região acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de junho pela internet e é coordenada pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG). Os projetos escolhidos pela população serão incluídos no orçamento do Estado em 2019. Antes, reuniões municipais e microrregionais serão realizadas para a definição dos temas que serão votados. No máximo, cinco projetos poderão ser escolhidos para que a comunidade possa votar.

Em 2017, Frederico Westphalen foi o município com maior número de votos computados no Rio Grande do Sul, totalizando 11.448 votos, com isso, foram direcionados R$ 1.756.285,72 para a cidade.
Fonte: Ascom
FOTOS