Voltar
Administração Municipal apoia campanha de aleitamento materno
Sexta - Feira, 03 de Agosto de 2018
Responsive image
A Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, apoia a nova campanha do Ministério da Saúde, denominada “Amamentação é a Base da Vida”. A ação tem como objetivo reforçar a importância do leite materno para o desenvolvimento das crianças até dois anos e, exclusivo, até os seis meses de vida.

Todo os anos é lembrado, entre os dias 1º e 7 de agosto, a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), também chamada de “Agosto Dourado”. A ação, celebrada mundialmente, tem a intenção de dar visibilidade e promover informação, tanto para as crianças, quanto para as mães, acerca da importância da amamentação.

A SMAM é uma campanha desenvolvida pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno, World Alliance for Breastfeeding Action, WABA, em inglês. Em 2018, quatro objetivos foram estabelecidos pela Aliança Mundial para a Semana Mundial do Aleitamento Materno, sendo as seguintes propostas:

- Informar: os materiais distribuídos devem focar no modo como o leite materno está diretamente ligado a uma boa nutrição, discutir o quanto é seguro para os bebês e como a amamentação afeta na redução da pobreza.

- Vincular: o objetivo é ter a amamentação como parte de uma agenda nutricional, de segurança alimentar e diminuição da pobreza.

- Envolver-se: criar uma maior comunicação com pessoas e organizações que trabalham em questões relacionadas a propagação de informação sobre o aleitamento materno.

- Motivar: fazer com que essas ações sejam capazes de promover a amamentação como uma forma de nutrição, segurança alimentar e como ferramenta para reduzir desigualdades.

No Brasil desde 1999 a SMAM é coordenada pelo Ministério da Saúde, que tem a responsabilidade de adaptar o tema definido pelo WABA e posteriormente pela elaboração de materiais informativos para distribuição.

A campanha tem o apoio de Secretarias de Saúde Estaduais e Municipais, da Rede Brasileira de Bancos de Leite, hospitais e de Organizações Não-Governamentais (ONGs).
Fonte: Ascom
FOTOS