Voltar
Ampliado o prazo e a faixa etária para a vacinação contra a gripe
Segunda - Feira, 11 de Junho de 2018
Responsive image
Desde esta segunda-feira, 11, a Secretaria Estadual da Saúde determinou a ampliação da oferta da vacina contra a gripe para as faixas etárias de 5 a 9 anos e de 50 a 59 anos de idade em todo os municípios do Rio Grande do Sul.

De acordo com os dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), até o momento, o estado do Rio Grande do Sul está com cobertura vacinal de 76% contra a influenza para os grupos prioritários. A campanha de vacinação foi ampliada até o dia 15 de junho, devido a baixa procura das vacinas pelos grupos prioritários, que não atingiram a meta de 90%.
 
Em Frederico Westphalen, as crianças e os trabalhadores da saúde são os grupos que mais precisam receber a vacina contra a gripe. Dentro do grupo prioritário, apenas as puérperas atingiram o índice estabelecido pelo Ministério da Saúde, com 93%. Da comunidade gestante, 75% da população foi vacinada, enquanto cerca de 86% dos idosos receberam a dosagem da vacina. Já os trabalhadores da saúde, 68% da comunidade recebeu a dose da vacina, enquanto 78% dos professores foram vacinados. Entretanto, apenas 55% das crianças do município foram vacinadas até o momento.

Durante toda a semana, a vacina será aplicada em todas as unidades básicas de saúde até às 16 horas, no entanto, as crianças devem ser vacinas nas unidades que possuem a Sala de Vacina. São elas: Posto Central, São Francisco de Paula e Posto Jardim Primavera. Já os pacientes acamados, devem entrar em contato com a unidade de saúde referência mais próxima e agendar a vacinação à domicílio, enquanto pessoas que não se enquadram em nenhum tipo do grupo prioritário, devem aguardar até o fim da campanha.

Mais informações podem ser obtidas diretamente na Secretaria de Saúde, pelo telefone: 3744-4911 e 3744-6922.
Fonte: Ascom
FOTOS