Voltar
Definidas as propostas para a cédula Consulta Popular
Quinta - Feira, 10 de Maio de 2018
Responsive image
Nesta quarta-feira, 9, o Conselho Regional de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai (Codemau) realizou a Assembleia Regional Ampliada, com o objetivo de definir as prioridades que farão parte da cédula de votação da Consulta Popular deste ano e como será dividido o recurso de R$ 3.059.848,51 destinado para esta edição.

A reunião, realizada na URI/FW, contou com a presença de autoridades dos municípios que integram o Codemau, e a Administração Municipal foi representada pelo Secretário da Indústria, Comércio e Turismo, Paulo Lima, que também é presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento (COMUDE) e pelos Secretários de Administração e Saúde, Luiz Paulo Franken e Marta Chielle, respectivamente.

Por meio de votação, foi definido que as quatro demandas prioritárias para a Consulta Popular, neste ano será realizada entre os dias 26 a 28 de junho, serão: agricultura, turismo, saúde e segurança. No que se refere a quantia de recursos repassado para cada uma das áreas, dependerá da votação que cada uma receber. Ou seja, a demanda mais votada receberá 40% do valor total do orçamento, enquanto a segunda mais votada terá 30% do valor, a terceira com 20% e a última com 10%.

Dentro de cada prioridade, haverá projetos para qual serão destinados os valores. Na saúde, as entidades irão focar em estruturar as casas hospitalares de Frederico Westphalen, Nonoai, Seberi, Rodeio Bonito, Ametista do Sul, Iraí, Palmitinho, Planalto e Caiçara. Na demanda da segurança, os valores conquistados serão divididos entre a Brigada Militar (50%), Polícia Civil (25%), Bombeiros (20%) e Instituto-Geral de Perícias (5%), sendo que o foco será a compra de equipamentos necessários para o trabalho dos órgãos.

O setor do turismo terá como proposta a regionalização, aplicando o recurso obtido em ações coletivas de divulgação e marketing das potencialidades turísticas. Já a demanda da agricultura, vem com a proposta de fomentar a bacia leiteira, mediante a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Os municípios que obtiverem maior número de votos receberão uma parcela maior dos recursos, por isso é importante a participação popular.
Fonte: Ascom (Foto: Gherusa Cassol/Divulgação)
FOTOS