Voltar
SAE realiza ações voltadas à prevenção do vírus HIV
Quarta - Feira, 06 de Dezembro de 2017
Ao todo foram realizados 330 testes rápidos em frente a Catedral Santo Antônio, além disso, a equipe da SAE realizou 69 testes rápidos no CAPS
O dia 1º de dezembro é reconhecido como o dia Mundial de Luta contra a AIDS e com o intuito de reforçar o combate contra o vírus HIV, a equipe do Serviço de Assistência Especializada em HIV/AIDS (SAE) esteve em frente à Catedral Santo Antônio, durante toda a sexta-feira, 1º, realizando testes rápidos e orientação à população. A enfermeira e coordenadora da SAE, Viviane Cerutti, explicou que o teste é simples e que é oferecido durante todo o ano na rede municipal de saúde.

Nós estamos intensificando as ações relativas a esse dia. Intensificamos a oferta de testes rápidos em todos os postos de saúde, mas também registramos que esse teste é oferecido durante todo o ano em todas as unidades de saúde. O teste é muito simples, os interessados são orientados sobre o ele e aconselhados sobre as formas de contágio, além dos tipos de resultados que podem ser esperados no teste. Em 15 minutos o resultado já é passado para o paciente -, afirma .

Além disso, a coordenadora da SAE também explicou que o atual índice de diagnósticos da doença preocupa. “Como o vírus tem uma preferência por células de defesa humana, quanto mais cedo a pessoa souber o diagnóstico, mais saudável ela será. Dos 60 municípios que possuem até 60 mil habitantes, Frederico Westphalen está em 37º colocação”, salientou.

Ao todo, foram realizados cerca de 330 testes rápidos de saúde em frente à Catedral Santo Antônio, além de alguns exames para as hepatites. Além disso, no dia 29 de novembro, a equipe da SAE esteve no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e realizou mais 69 testes rápidos no local. A SAE atende a 26 municípios da região e dezenas de pessoas de outros municípios realizaram o teste rápido no dia 1º de dezembro.

Este é um exame que é oferecido durante todo o ano na rede SUS e os postos de saúde atendem nas seguintes datas:

Núcleo: atende todos os dias

Santo Antônio: atendimento todas as terças-feiras

Jardim Primavera: atendimento todas as segundas-feiras

Aparecida: Atendimento às quintas-feiras a tarde (por agendamento)

Ayres Cerutti: Atendimento todas as terças-feiras

PACS - atendimento todas as terças-feiras
Fonte: Ascom/ Foto: Divulgação
FOTOS
COMENTÁRIOS