Voltar
Secretária Municipal da Saúde palestrará em Porto Alegre
Segunda - Feira, 04 de Dezembro de 2017
A responsável pela pasta da saúde, Marta Chielle, será uma das participantes do I Seminário de Implementação das Práticas Integrativas nos Municípios
Responsive image
No dia 17 de dezembro, será realizado no plenarinho da Assembleia Legislativa, o I Seminário de Implementação das Práticas Integrativas nos Municípios. O objetivo do encontro é atualizar e articular estratégias para a implementação das Práticas Integrativas pelas Prefeituras (legislação, contratação, processo seletivo, etc.), para ampliar o acesso da população aos serviços e produtos das Práticas Integrativas e Complementares (PICs) de forma eficaz, segura e com atuação multiprofissional, especializada de modo a promover, proteger e recuperar a saúde.

Entre os palestrantes que participarão do seminário está a Secretária Municipal da Saúde, Marta Chielle. Segundo a Secretária, são 19 práticas em saúde (como a acupuntura, por exemplo) que já foram liberadas pelo Ministério da Saúde, para integrar o SUS. O motivo do convite à atual responsável pela saúde de Frederico Westphalen, deve-se ao trabalho com as PICs no município de Seberi nos anos anteriores. Logo, em sua palestra, a Secretária Marta Chielle irá apresentar os dados coletados durante o trabalho realizado em Seberi, além de apresentar métodos de trabalho.

De acordo com a Secretária, as PICs também foram aprovadas para serem implementadas em 2018, em Frederico Westphalen. Confira a programação completa do seminário:

8h30min - Abertura

A diminuição das Doenças no Rio Grande do Sul através da implementação das Práticas Integrativas em Saúde.
Palestrante: Deputado federal Giovani Cherini - Frente parlamentar de práticas Integrativas em saúde do Congresso Nacional

As experiências da Política Nacional de Educação Popular em Saúde no Rio Grande do Sul (benzedeiras, erveiros, curandeiros, medicina indígena, matriz africana, fitoterapia popular, práticas e cuidados populares, parteiras) e o Programa EDPOPSUS.
Palestrante: Márcia Jacbsen - Dra. em Biologia, Bióloga Sanitarista, Educadora Popular de Saúde do programa EDPOPSUS, do Ministério da Saúde.

Mapeamento das atividades das benzedeiras e benzedores no RS - relato de experiências.
Palestrante: Elma Santana - Pesquisadora, Folclorista, Escritora, Autora do livro “Benzedeiras e Benzeduras e as Parteiras”.

Case Seberi - Uma forma de aplicação das PICs pelos municípios
Palestrante: Marta Chielle - Secretária de Saúde de Frederico Westphalen, Naturopatia Clínica e Acupunturista

Implementação das Práticas Integrativas nos Municípios do Rio Grande do Sul
Palestrante: Daniel Amado - Coordenador Nacional de Práticas integrativas e Complementares do Ministério da Saúde
Fonte: Ascom
FOTOS