Voltar
Secretário Municipal da Agricultura participa do tradicional evento da suinocultura gaúcha
Segunda - Feira, 14 de Agosto de 2017
Devido à importância da suinocultura no município e região, Frederico Westphalen irá se candidatar para sediar a 44º Dia Estadual do Porco, que ocorrerá no dia 10 de agosto de 2018
Responsive image
Na sexta-feira, 11, o Secretário da Agricultura, Cleber Cerutti, juntamente com representantes da Emater, suinocultores e alunos do Instituto Federal Farroupilha de Frederico Westphalen, estiveram presentes do tradicional evento da suinocultura gaúcha, o 43º Dia Estadual do Porco, realizado em Boa Vista do Buricá.

O Dia Estadual do Porco tem como objetivo colocar em evidência a atividade, a fim de mostrar sua respectiva importância econômica e social no Estado. O evento é realizado pela Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACSURS), anualmente, na segunda sexta-feira do mês de agosto.

A recepção aos produtores e profissionais ligados à suinocultura aconteceu com um belo café da manhã. Já durante a abertura oficial do evento, estiveram presentes para as solenidades autoridades locais e estaduais, além do Superintendente Federal de Agricultura no Estado, Roberto Schroeder, o Secretário da Agricultura Pecuária do Estado (Seapa), Ernani Polo, e o presidente da Frente Parlamentar de Apoio à Suinocultura Gaúcha, o deputado estadual Aloísio Classmann.

Durante o evento foram debatidas as seguintes temáticas como: “Lei da Integração/Comissão para Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (Cadecs)”, “Mercado da carne suína: realidade e potencial”, “Bem-estar animal”, entre outras. As palestras tiveram a participação do presidente da ACSURS, Valdecir Luis Folador, e da coordenadora geral do departamento de Desenvolvimento das Cadeias Produtivas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a médica-veterinária Charli Ludtke.

Suinocultura em Frederico Westphalen

Em Frederico Westphalen, a suinocultura é responsável por 57% da produção primária. Em 2016, o município ocupou o 17º lugar no ranking estadual dos maiores produtores de suínos. Segundo o Secretário da Agricultura, Cleber Cerutti, no ano passado foram registrados 103 mil abates de suínos, e a expectativa é que, até 2018, seja abatido cerca de 140 mil suínos no ano. Atualmente a atividade da suinocultura envolve aproximadamente 80 produtores, sendo uma das principais fontes de renda no município.

Devido à importância dessa atividade, não só no município, mas na região, Frederico Westphalen irá se candidatar para sediar a 44º Dia Estadual do Porco, que ocorrerá no dia 10 de agosto de 2018. Para o Secretário da Agricultura, além de destacar o município e a região por ser um dos principais produtores de suínos do Rio Grande do Sul, vai mostrar o potencial, o desenvolvimento e a contribuição da suinocultura no crescimento da região.
Fonte: Ascom
FOTOS