Voltar
Novembro Azul: Secretaria de Saúde realiza ações para os homens
Terça - Feira, 07 de Novembro de 2017
Palestras e exames serão oferecidos para prevenção e conscientização sobre o câncer de próstata
Responsive image
Depois da campanha Outubro Rosa, que é voltada para a conscientização sobre o câncer de mama, a Secretaria Municipal da Saúde promoverá durante este mês a Campanha Novembro Azul que tem como objetivo sensibilizar a sociedade, em especial os homens, a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Pesquisas do Ministério da Saúde mostram que, do total de pessoas entre 20 e 59 anos que morrem no país, 68% são do sexo masculino. Já de acordo com o IBGE, os homens vivem em média sete anos a menos do que as mulheres. Sendo que o câncer de prostata é o segundo tipo que mais afeta os homens depois do câncer de pele não-melanoma, segundo dados do Ministério da Saúde.
Para amenizar tal situação, desde 2009, por meio da criação da Política Nacional de Saúde do Homem, as secretarias municipais e estaduais de Saúde estão adotando estratégias para inserir os homens na atenção básica, a título de prevenção para complicações que podem comprometer sua qualidade de vida.
De acordo com a Secretária Municipal da Saúde de Frederico Westphalen, Marta Chille, o objetivo dessa política é fazer com que os homens se aproximem mais das Unidades Básica de Saúde, onde podem realizar o cuidado preventivo de sua saúde, pois eles tipicamente só procuram o serviço de saúde quando são acometidos por alguma doença.
A Secretaria da Saúde de FW tem como foco além da preocupação com a prevenção, estimular o homem a procurar os centros de saúde. O município amplia também seu atendimento quanto ao câncer de próstata. Durante todo mês de novembro as unidades de saúde estarão disponibilizando exames, também serão distribuídos materiais educativos, realização de palestras em postos de saúde e nas comunidades do município. Confira a programação:

Unidade de Saúde Central
-Exames de PSA

Unidade de Saúde São Francisco de Paula
- Será realizado consultas para os homens
-Exames de PSA

Unidade de Saúde Jardim Primavera
- Palestra com o Dr. Luiz Henrique Marcon e com Massoterapeuta Albino Timótio Biluczyk – Dia 21/11, às 19h30min, no ginásio da comunidade.
-Exames de PSA

Unidade de Saúde Santo Antônio
-Palestra com o Dr. Luiz Henrique Marcon - Dia 14/11, às 19h30min, no salão da capela.
-Exames de PSA

Unidade de Saúde do Dr Aires
- Enfermeiro fará orientações nos grupos
-Exames de PSA

Unidade de Saúde Aparecida
-Palestra de orientação e prevenção do câncer de próstata ( data e local a confirmar)
-Exames de PSA

Unidade de Saúde Osvaldo Cruz
-Palestra com o Dr. Luiz Henrique Marcon - Dia 23/11, às 19h, no ginásio da comunidade.
-Exames de PSA
 
Fonte: Ascom
FOTOS